Você está pronto para receber o aluno depois da pandemia? A Inteligência Emocional Pós Pandemia

Você está pronto para receber o aluno depois da pandemia? A Inteligência Emocional Pós Pandemia

A Profª. Ana Maria Valotto aborda um tema intrigante: Inteligência Emocional Pós Pandemia. Primeiramente nos faz refletir sobre o aluno, a criança atual:

  • Quem é essa criança?
  • Quais suas perspectivas?

Ana nos faz relembrar das crianças de “nossa época”, como eram?

  • Dinâmicas, arteiras, curiosas, inteligentes, às vezes carentes; íamos à escola para adquirir o conhecimento, pois o mesmo era limitado; o vocabulário, as ações eram restritas.

E as crianças de hoje?

  • Inteligentes, espertas, curiosas, às vezes teimosas, mas com uma perspectiva de um mundo totalmente diferente, porque ela tem “Informação”, tem o mundo na ponta dos dedos!

Piaget, já perguntava:

  • Quem é esta criança como ser biológico? Que se desenvolve, que tem fases, que tem um desenvolvimento através de sua faixa etária?

Desde a Educação Infantil, o bebê que está conhecendo o mundo, já se interessa pela cor, pelo som, pela iluminação. O Professor do Berçário, o Professor do Maternal, do Jardim I, do Jardim II, sabe o quanto essa criança aprende.

Conforme sua fase, o quanto a criança é capaz de desenvolver as suas capacidades mentais, emocionais e quanto ela retém de informação?

Quantas histórias gosta de ouvir e repeti-las?

A Aprendizagem acontece de uma forma Múltipla!

Atualmente conhecemos nossa Aprendizagem, que é Auditiva, Visual, Sonora, Tátil, Sensitiva, uma Inteligência que passa por “N” questões de uma forma globalizada.

Hoje o aluno chega ao professor, chega à escola pronto para despertar o seu conhecimento, para dividir o mundo, conhecer e conquistá-lo!

Você está pronto para recebê-lo?


Veja a fala de Ana a seguir, elaborando o assunto.