Você está escutando seus alunos além dos ouvidos? A Aquisição da Língua Escrita

Você está escutando seus alunos além dos ouvidos? A Aquisição da Língua Escrita

Flávia Murbach, pedagoga pela Unesp de Marília, Mestrado em Psicologia pela Unesp de Assis e Doutorado em Educação pela Unesp de Marília, propõe um estudo sobre o pedagogo francês Freinet, muito importante relacionado às questões de aprendizagem, de desenvolvimento infantil e em específico, a Aquisição da Língua Escrita.

O estudo está dividido em três blocos:

  • O primeiro bloco traz Freinet, a sua vida e obra, seus princípios, sua consolidação.
  • O segundo bloco trata de uma discussão importante sobre a Técnica Freinet e o processo da Aquisição da Língua.
  • O terceiro e último bloco traz também as técnicas Freinet em específico, para que num coletivo de discussões, chegue-se a um consenso da relevância e da importância da teoria desse pedagogo para a Aquisição da Língua Escrita.

Cada uma das invariantes Frenetianas, associam um teste que permite ao professor avaliar a sua própria prática, ou seja, faz com que o professor se reavalie:

Será que eu fiz certo? Será que eu errei? Será que eu posso melhorar? Qual é o avanço?

Pois, dentro da perspectiva Freinet, o professor está em constante formação, ponto importante abordado também neste artigo.

Também em seu ensino, Freinet diz que a criança é da mesma natureza que o adulto, ou seja, por exemplo: um aluno de EJA pode aprender como uma criança. Ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros. A formação ou graduação de um adulto não é motivo para ser melhor do que uma criança. Na verdade, precisa-se aprender com elas, porque, só a partir de um olhar sensível, que realmente acontecerá um bom trabalho, pensando-se na formação crítica, política, autônoma.

Um professor sempre fala demais e escuta muito pouco, é necessário treinar os ouvidos a ter uma escuta mais sensível sobre a realidade das crianças.

Carla Rinaldi, pesquisadora italiana, Francesco Tonucci, trazem contribuições quando falam que esta escuta sensível é uma escuta além dos ouvidos, é saber ouvir com os olhos, ouvir com os sentimentos, ouvir as expressões das crianças, saber o que elas querem realmente dizer.

Você está escutando seus alunos além dos ouvidos?


Veja no vídeo a seguir a explicação de Flávia.