A Profª. Ana Maria Valotto aborda um tema intrigante: Inteligência Emocional Pós Pandemia. Primeiramente nos faz refletir sobre o aluno, a criança atual:
- Quem é essa criança?
- Quais suas perspectivas?
Ana nos faz relembrar das crianças de “nossa época”, como eram?
- Dinâmicas, arteiras, curiosas, inteligentes, às vezes carentes; íamos à escola para adquirir o conhecimento, pois o mesmo era limitado; o vocabulário, as ações eram restritas.
E as crianças de hoje?
- Inteligentes, espertas, curiosas, às vezes teimosas, mas com uma perspectiva de um mundo totalmente diferente, porque ela tem “Informação”, tem o mundo na ponta dos dedos!
Piaget, já perguntava:
- Quem é esta criança como ser biológico? Que se desenvolve, que tem fases, que tem um desenvolvimento através de sua faixa etária?
Desde a Educação Infantil, o bebê que está conhecendo o mundo, já se interessa pela cor, pelo som, pela iluminação. O Professor do Berçário, o Professor do Maternal, do Jardim I, do Jardim II, sabe o quanto essa criança aprende.
Conforme sua fase, o quanto a criança é capaz de desenvolver as suas capacidades mentais, emocionais e quanto ela retém de informação?
Quantas histórias gosta de ouvir e repeti-las?
A Aprendizagem acontece de uma forma Múltipla!
Atualmente conhecemos nossa Aprendizagem, que é Auditiva, Visual, Sonora, Tátil, Sensitiva, uma Inteligência que passa por “N” questões de uma forma globalizada.
Hoje o aluno chega ao professor, chega à escola pronto para despertar o seu conhecimento, para dividir o mundo, conhecer e conquistá-lo!
Você está pronto para recebê-lo?
Veja a fala de Ana a seguir, elaborando o assunto.